Fundação Francisco Manuel dos Santos
PT  |  EN
Pordata - Estatísticas sobre Portugal e Europa
Mobile Menu
Dados Estatísticos
Portugal
Municípios
Europa
PUBLICAÇÕES
Infografias
Quiz
Vídeos
Livros
Retratos
Ver Todas
Quadros Resumo
Portugal
Municípios
Europa
Simuladores  
Inflação 2022
Inflação
IMI
Censos 2021

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Facebook
Twitter

Para transformar o Mundo em nome dos Povos e do Planeta

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015 (resolução A/RES/70/1), e define um conjunto de 17 objetivos – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - e de metas a ser alcançadas, por todos os países, até 2030. Os 17 ODS abordam três grandes dimensões do desenvolvimento sustentável - social, económica e ambiental – e constituem um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade de forma a promover a paz, a sustentabilidade ambiental, a justiça e a igualdade.
A Agenda 2030 procura erradicar todas as formas de pobreza, combater desigualdades e as alterações climáticas, garantindo que ninguém fica pelo caminho.
A União Europeia (UE), em coordenação com os seus Estados Membros, procura apoiar a implementação da Agenda 2030 e lutar para o futuro sustentável para todos. A lista de indicadores ODS da UE está alinhada, de forma adequada, com a lista de indicadores globais da ONU, mas não é exatamente idêntica. Isto permite uma concentração na monitorização das políticas da UE e nos fenómenos especialmente relevantes no contexto europeu.

Clique num dos objetivos abaixo para saber mais.